sábado, 18 de outubro de 2008

DEFENDER A NATUREZA É DEVER DE TODOS NÓS.

Meus amigos estamos no período de reprodução de nossas aves silvestres, Trinca Ferros, Curiós, Bicudos, Canários da Terra, Coleiros e muitas outras, estão sendo caçadas, indiscriminadamente, caçadores esticam redes pelas árvores, armam armadilhas, enfim, utilizam diversos meios para capturar as centenas de filhotes, que deixam os seus ninho, as centenas de aves que procuram os seus parceiros e encontram armadilhas dissimuladas por homens, geralmente humildes, quase sempre, pessoas do Campo, exploradas por verdadeiros assassinos de nossa fauna e flora, estes compram estas aves a preços insignificantes, algumas se destinam para nossas feiras livres, onde também são vendidas ostensivamente, são aves maltratadas, armazenadas em pequenas caixas, umas sobre as outras, a grande maioria morre nas redes (Geralmente a redes são esticadas num dia e retiradas 2, 3, ou até mais, dias após, aquelas apreendidas inicialmente chegam a morrer de fome e sede), uma outra grande parte, morre nas próprias feiras livres, onde são sufocadas debaixo de todo o tipo de material (Até debaixo de sacas de espigas de milho eu já vi), nem citarei o tráfico internacional de animais silvestres (O em rentabilidade, perdendo para o de drogas e armamentos), por fim as que sobram são vendidas debilitadas e quase sempre doentes, para cidadãos "comuns", pais de família consomem este "produto", pois infelizmente ainda ouvimos que atitudes como estas são uma espécie de "herança cultural" , ou seja, possuir uma ave silvestre ilegal em casa é parte de nossa cultura! Então que ensine o contrário, desde dos bancos escolares, pois é CRIME AMBIENTAL, é covardia com a nossa fauna/flora, é impedir nossos filhos, netos...

...de desfrutarem de nossa natureza em sua plenitude. Estamos vendo ou presenciando a extinção de várias espécies de nossos pássaros, somos todos culpados, pois precisamos fazer alguma coisa, o Batalhão de Polícia Florestal/RJ está fazendo a sua parte, mas e a sociedade? Está denunciando? Sabemos ser humanamente impossível fiscalizar todo um estado, seria necessário centenas de Batalhões, correto? Observem as fotos, o que sentem? Querem ajudar a mudar este quadro? Então não aceitem, comprem ou deixem de denunciar ao ver a venda de pássaros silvestres, ligue 190, caso possa, ligue direto para o Batalhão Florestal (Anônimo) 3399-4837 / 4832.

Obs. ATENÇÃO OS CRIADORES COMERCIAIS E AMADORES QUE COMETEM IRREGULARIDADES, ABRAM OS SEUS OLHOS, UM DIA A CASA CAI, QUEM AVISA AMIGO É!

Nenhum comentário: